english | español  
     
 


Em 1894, iniciavam os passos para a criação da Indústria de Bebidas Celina, uma empresa de refrigerantes (popularmente chamado de gasosa), numa época em que havia dificuldades para se encontrar matéria-prima, a produção era artesanal e a distribuição do produto eram feitas de forma precária e transportadas principalmente por carroças, por isso a entrega era restrita à vilas próximas. Esse conjunto de dificuldades davam sustento e força para que a empresa levasse ao cliente produtos com diferenciado paladar do que existia na época.

Em 1894 o Sr. Carlos Gruendling estava estabelecido com uma fábrica de cerveja (Cerveja Universal), na então Vila Tereza (na época, Vila pertencente à Santa Cruz do Sul, hoje emancipada com o nome de Vera Cruz), mantendo anexo uma pequena fábrica de bebidas sem álcool (Refresco Gruendling). Durante o ano ainda, este estabelecimento foi adquirido por Otto e Roberto Gruendling, os quais constituíram uma sociedade, que foi rompida tempos mais tarde. Com o falecimento do Sr. Otto, a empresa passou a denominar-se Viúva Otto F. Gruendling e, quando da maioridade de seu filho, Fábrica de Bebidas sem álcool Edmundo R. Gruendling. 

Em 1º de Julho de 1922, a empresa passa a denominar-se Indústria de Bebidas Celina Ltda. Os produtos Celina, por sua grande qualidade, eram encontrados em todo o Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina. Foram feitas exportações para Uruguai, Argentina e China.

Entre seus produtos mais conhecidos, destacam-se o Refrigerante de Abacate Celina, muito apreciado pelo seu sabor diferenciado e o Refrigerante de Guaraná Celina, pela grande aceitação e consumo. Foi o primeiro engarrafador do Refrigerante de Pomelo no Brasil. Destaca-se ainda, o legítimo Bitter Boonecamp, produto a base de ervas aromáticas, entre muitos outros.

Em 2007 a Celina passou a contar com novos sócios. A Indústria recebeu reforma no prédio, atingindo os padrões exigidos pela legislação vigente, quanto as Boas Práticas de Fabricação de Alimentos. Foram adquiridos novos e modernos equipamentos para a produção e desenvolvimento de seus produtos e adquirido novo laboratório de controle de qualidade, a fim de atender todos os padrões exigidos por lei.

No intuito de dar prosseguimento ao grande nome CELINA e consequentemente aos produtos feitos por ela, destacamos ainda a grande variedade de bebidas carbonatadas (refrigerantes), aperitivos, aguardentes utilizando-se das mesmas formulações iniciais que deram prestígio aos produtos Celina e ainda, apresentamos uma nova linha de sucos cítricos, buscando sempre inovação e acompanhando a necessidade e bom gosto de toda a nação brasileira.

Hoje a Celina tem em seu mix mais de 50 produtos dos mais diversos segmentos do ramo de bebidas.

Celina, uma marca que evolui e se aperfeiçoa ao decorrer do tempo.

   
  Vista da sede em 1972  
     
   
     
   
 
 
Indústria de Bebidas Celina Ltda. | Rua Alvarenga, 233 | Centro - CEP: 96880-000 | Vera Cruz - RS - Brasil | Fone: (51) 3718-1718 | celina@celina.ind.br
 
Desenvolvido por: Interagence & Ganda Propaganda